Na escola, muitas vezes o aluno fica sentado, assistindo algo, consumindo o conteúdo que o professor fala. Tem que decorar aquele conteúdo para passar na prova. E sempre foi assim!
Mas, o mundo mudou! Hoje, para receber conteúdo, científico ou não, o aluno pode se sentar à frente do computador e ficar consumindo todas as informações e vídeos que a internet disponibiliza sobre os mais variados temas. Com muitas vantagens: dá para fazer isso do conforto da sua casa, no tempo determinado pelo aluno, de acordo com a sua disponibilidade, vendo e revendo todas as informações por quantas vezes forem necessárias, dentre outros aspectos.
Sim! Existem pessoas que tem facilidade em decorar, em aprender desta forma, mas, por um outro lado, algumas destas pessoas também têm dificuldades de relacionamento.
Desta forma, conteúdo não é mais somente na escola! Na escola o aluno vai para aplicar o que já foi consumido por conta própria. A escola é o espaço ideal para que o aluno possa conviver em grupo, debater os diversos pontos de vistas e aplicar soluções baseadas em aspectos multidisciplinares que traduzem as experiências e as habilidades de vários indivíduos, tornando a experiência muito mais ampla, plural e respeitosa. Porque é também neste ambiente que o aluno aprende a ouvir opiniões divergentes, respeitá-las e debater, de forma saudável, as diversas formas de encarar o mesmo problema.
No CUORElab® as fraquezas e as potencialidades são equacionadas no grupo, convergindo para uma resolução equilibrada. Pois, cada um dá e recebe o que há de melhor no outro, trazendo contribuições e mostrando o seu papel à sociedade, gerando pertencimento.
De certa forma, isto acontece naturalmente com as pessoas quando o indivíduo vai para o mercado de trabalho. Portanto, quando trazemos esta experiência para o ambiente escolar, este aluno também chegará muito mais preparado no mundo corporativo.
Por isso, que o CUORElab® se faz fundamental neste cenário. Pois, além de resolver as questões socioemocionais que preparam os alunos para desempenhar uma função essencial na sociedade, ele também prepara este indivíduo para que ele seja forte e tenha discernimento para entender o que o está sendo apresentado e, diante disso, consiga se sobressair. Além de também revelar o papel que, de fato, é da escola: relacionamento humano. Cada vez mais primordial!
O CUORElab® é o local pensado para se discutir e se chegar em soluções. Ele possibilita que toda discussão seja para a resolução de problemas reais da sociedade. Provocando um debate de ideias entre os alunos, no sentido da resolução do problema apresentado e, neste processo como um todo, contando com a convergência de ideias de múltiplas e novas disciplinas, metodologias ativas, e espaços de convivência e inovação.
E, por falar em espaços de convivência e inovação, é extremamente importante contar com uma estrutura física que incentive e permita a aplicabilidade dos conceitos propostos. Um ambiente CUORElab® deve ter características próprias, que combinem os conceitos de NatureRX, como biofilia e luz natural, apresente mobiliários flexíveis com superfícies de escrita para exposição e brainstorm de ideias, permita total acesso à tecnologia e tenha um mobiliário apropriado e confortável.
Também é possível mensurar o quanto o ambiente criado é aderente com todo o conceito. Tomando como base os critérios estabelecidos:
-
-
- Superfícies de escrita e projeção;
- Acessibilidade à tecnologia, como tomadas para carregamento dos equipamentos móveis, disponibilidade de rede Wi-Fi etc.;
- Mobiliário flexível, como móveis com rodízios e que tenham facilidade de movimentação;
- Mobiliário estofado e acústico;
- Elementos de NatureRX, como tons de madeira, luz natural ou com temperatura de cor natural, biofilia etc.
-
Cada critério é avaliado em uma escala, que trará um percentual médio de aderência do espaço ao conceito. Desta forma, todo e qualquer ambiente, novo ou não, pode ser transformado em um espaço CUORElab®: uma sala de aula inutilizada, um laboratório antigo e/ou desatualizado ou uma biblioteca. Da mesma forma que também é possível trazer elementos do conceito CUORElab® para dentro das próprias salas de aula tradicionais.
Pois, quando o indivíduo entende as suas potencialidades, evidenciadas no trabalho em equipe, a questão socioemocional também é tratada, bem como alguns outros fatores extremamente importantes para a formação do aluno, do ser humano, que são: o foco, o pertencimento e o bem-estar. Elementos fundamentais para o desenvolvimento social e profissional de qualquer pessoa.