Com o avanço da tecnologia, cada vez mais presente e imprescindível para nossas vidas, enfrentamos, também, algumas questões que impactam diretamente nas relações humanas. Ainda mais quando pensamos nas gerações mais jovens que acabam concentrando quase toda a sua comunicação e interação social nos meios digitais, impactando em um grande isolamento.
Este fator, acarreta problemas socioemocionais sentidos na vida pessoal destes jovens e com reflexos, significativos, no ambiente escolar.
Um outro ponto importante, fundamental, traz à luz mudanças nas profissões tradicionais como: médico, advogado, engenheiro, professor etc. A tecnologia pode e vai substituir muita coisa!
No caso de um médico, por exemplo, hoje muitas pessoas buscam diagnóstico guiados por inteligência artificial. Por enquanto, não há nada formal neste sentido, aprovado por entidades científicas e órgãos governamentais. Mas, e no futuro? Como será?
Estas provocações deixam lacunas significativas na formação dos indivíduos e causam uma ansiedade ainda maior, tirando, de certa forma, a esperança. Ficamos um pouco perdidos com tudo isso!
Desta forma, a adoção de metodologias inovadoras na educação tradicional torna-se crucial para o desenvolvimento integral dos alunos e para prepará-los para os desafios do futuro.
Nesse contexto, e comprometido com o futuro do aprendizado e das relações humanas, nasce o conceito CUORElab®!
Um espaço inovador, criado pela Metadil e idealizado por Marcelo Rodorigo, que acompanhando diversos projetos e cases no Brasil e EUA, e embasado em premissas e conceitos pedagógicos das demandas atuais e futuras da educação, visa preparar os alunos para as futuras profissões que surgirão por conta, por exemplo, do implemento da inteligência artificial. Além de contribuir para minimizar os prejuízos socioemocionais causados por todo o distanciamento social do cenário presente.
O projeto, que a princípio foi batizado de “Laboratório do Futuro Educacional”, é um ambiente onde a sala de aula vai além das paredes e do mobiliário. É o lugar onde a interação entre alunos e professores flui naturalmente proporcionando trabalhar as metodologias ativas das novas disciplinas, em um espaço de convivência, multidisciplinar e inovador.
Entretanto, Marcelo Rodorigo quando apresentou suas ideias para seu amigo e parceiro profissional Christian Rocha Coelho – especialista em andragogia e diretor de planejamento da Rabbit Partnership, empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica – foi surpreendido por uma conclusão que traduzia todo o conceito ora imaginado: um projeto que trata de temas tão importantes como o relacionamento humano, o foco, o bem-estar e o pertencimento, não poderia, de forma alguma, remeter somente à palavra laboratório, que nos conduz a um ambiente frio, com tubos de ensaio e questões voltadas às disciplinas tradicionais de física e biologia. Aquele conceito deveria ser refletido em um espaço que está no centro de tudo.
A sua percepção e a sua reação instantânea foram de que o espaço deve ser o CORAÇÃO da escola!
Foi assim que nasceu o CUORElab®: a menção da palavra CORAÇÃO no idioma italiano, trazendo o lado humano e a criatividade presentes em todo o conceito do projeto. E, também, a sonoridade da palavra core do inglês que significa núcleo, no sentido de núcleo de pensamento, o centro da escola.
O CUORElab®, que tem uma conotação nestes dois sentidos, visa não só minimizar o impacto do avanço abrupto da tecnologia, como também carrega para o centro da escola a interação social e o relacionamento humano. Dando à escola uma nova importância para a sociedade.